USANDO SALTO COM SEGURANÇA E SEM DOR
- Dra Allys Selzy
- 2 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2020
É muito comum aqui no Stúdio de Pilates em Confresa, as mulheres me questionarem porque sentem dor nos pés ao usarem salto alto e muitas questionam porque sentem dor somente quando descem do salto.

Leia e entenda o que acontece quando usa-se salto alto.
Por causa da elevação do calcanhar o centro de gravidade do corpo é jogado para frente e para compensar essa inclinação anterior, tende-se a "empinar o bumbum" jogando o tronco para trás, isso causa uma acentuação na lordose da coluna lombar.
Com a inclinação, a distribuição do peso corporal se concentra nos joelhos e essa sobrecarga pode gerar dores e/ou desgaste na articulação. A panturrilha se contrai e em alguns meses pode haver um encurtamento muscular, o que geralmente causa dor quando você não usa o salto.
Estudos apontam que 3 cm é a altura máxima de um salto inofensivo à saúde, pois permite que a distribuição do peso corporal seja feita na mesma proporção em todo o pé, enquanto saltos acima de 6 cm transferem até 90% da pressão da pisada para a frente do pé. Toda essa pressão pode causar desvio dos ossos, uma condição comum chamada de Joanete que se agrava com sapatos de bico fino.
É importante lembrar que se estiver em fase de crescimento, o uso do salto pode comprometer a estrutura musculoesquelética.
Se você, assim como a maioria das mulheres amam usar salto alto com frequência, recomendo que pratique exercício físico que visa o aumento da flexibilidade e força muscular a fim de manter os músculos posturais fortes e evitar lesões e dor no pé, nas pernas e dor na coluna, por exemplo o Método Pilates.
Se permaneceu alguma dúvida, entre em contato com a Dra Allys Selzy que teremos prazer em respondê-la. Reserve um momento na sua agenda para conhecer o Studio de Pilates na Clínica Fisiofit que fica na Rua Juscelino Kubistcheck, número 12 no Centro de Confresa.
Comentários